Indústria 4.0 o que é?

Indústria 4.0 o que é?

O conceito de Indústria 4.0 tem sido cada vez mais debatido dentro das organizações. Essa jornada de transformação digital consiste em integrar o universo da tecnologia com máquinas e processos dentro da indústria em três pilares: sistemas diversos utilizados pela indústria, Internet das Coisas (IoT) e tratamento de dados. – na qual reúnem inovações tecnológicas em automação, controle e tecnologia da informação para aprimorar os processos operacionais.

Apesar de o termo ser originalmente criado para fabricação, a aplicação vai além das indústrias. Essas tecnologias oferecem a oportunidade de otimizar e automatizar os processos de negócios, prever problemas futuros e aumentar a produtividade das empresas. Por isso, quando os recursos tecnológicos são empregados corretamente, as empresas tornam-se mais eficientes, o que significa lucros maiores e menores custos, além da diferenciação frente a concorrência.

No Brasil, infelizmente, o cenário ainda caminha lentamente. De acordo com pesquisa sobre Investimentos em Indústria 4.0 realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizada em 2018, a indústria brasileira engatinha no que diz respeito à migração para tecnologias digitais, já que 32% das empresas não ouviram falar sobre o tema e 77,8% das empresas estão nos estágios mais atrasados de aplicações de tecnologias.

Apesar da imaturidade brasileira na adoção de tecnologias disruptivas baseadas no conceito de Indústria 4.0, já existe um movimento do mercado para aderir à tendência e enfim passar por esta jornada de transformação digital. Não saber por onde começar, compreender se realmente é preciso mudar tudo, a falta de conhecimento ou de tecnologia são os principais desafios encontrados pelas empresas para avançar.

Benefícios da indústria 4.0

A transformação digital no setor industrial propicia maior controle e eficiência nos negócios e, a necessidade eminente da indústria 4.0, fica clara ao enxergá-la como uma transição em direção a sistemas mais eficientes. Os benefícios são diversos, como a otimização da coleta e tratamento de dados, maior capacidade de operação em tempo integral, melhor gestão dos ativos, descentralização de processos, modularidade, aumento de produtividade e redução de custos.

Pensando nisso, a Digisystem desenvolveu abordagens de negócios visando ajudar as empresas na jornada da implantação e uso do conceito de indústria 4.0. Com expertise em desenvolver soluções end-to-end desde consultoria, planejamento, processos, implementação e sustentação, a companhia tem propostas de soluções que podem impactar positivamente itens importantes da operação, capazes de propiciar melhor uso dos sistemas, automação de processos visando melhorar a produtividade e outros itens de tecnologia e serviços. Saiba como a Digisystem pode ser seu parceiro nesta jornada: http://www.digisystem.com.br/segmento-industria

Compartilhe esta publicação