Qual é o caminho para jornada digital? Certificação HIMSS

Qual é o caminho para jornada digital? Certificação HIMSS

Não é de hoje que as instituições brasileiras da área de saúde têm desenvolvido esforços para serem reconhecidos entre os hospitais digitais no mundo. No entanto, ainda existe uma grande lacuna a ser preenchida a respeito da adoção de tecnologia, uma vez que as instituições encontram-se em estágios de digitalização diferentes. Em algumas instituições a tecnologia da informação ainda é vista apenas como uma área de suporte e apoio, mas há outras em que já é uma parte estratégica do processo que auxilia a alcançar objetivos de negócio.

Certificação HIMSS: TI para a saúde

A certificação HIMSS Analytics, criada pela Healthcare Information and Management Systems Society Analytics – organização que lidera os esforços globais para otimizar a área da saúde e a assistência médica por meio da tecnologia é a grande conquista almejada pelos hospitais que procuram digitalizar seus processos. Porém, para alcançar esse status, é preciso entender e evoluir o grau de maturidade da gestão hospitalar.

A HIMSS Analytics criou um Modelo de Adoção do Registo Médico Eletrônico (EMRAM), composto por oito estágios evolutivos, do 0 ao 7, que permite aos hospitais acompanharem seu progresso em direção ao ambiente digital. O EMRAM identifica as capacidades do registo médico eletrônico do hospital, desde os sistemas auxiliares básicos, até um ambiente de registro médico eletrônico totalmente digital.

Essencialmente, um hospital estágio 0 não possui nenhum tipo de sistema ou tecnologia que dê apoio à assistência ao paciente, enquanto uma instituição estágio 7 é um hospital digital, com intenso e amplo uso de tecnologias que dão estruturam à assistência clínica e ao cuidado do paciente. Abaixo, segue resumo sobre quais tecnologias são exigidas em estágio na versão europeia do EMRAM para hospitais (versão adotada no Brasil):

Estágios do EMRAM:

Estágio 0 – Sistema básico não implementados

Estágio 1 – Sistemas básico para Laboratório; Radiologia/Cardiologia e Farmácia; imagens DICOM e Não-DICOM

Estágio 2 – Repositório central de dados clínicos (CDR); Interoperabilidade Interna; Mecanismos Básicos de Segurança

Estágio 3 – Documentação de enfermagem e profissionais de Saúde; checagem de enfermagem; Segurança baseada em perfis

Estágio 4 – Prescrição Eletrônica com Apoio à Decisão; Documentação de enfermagem e profissionais de Saúde; Contingência Básica

Estágio 5 – Documentação médica com template estruturados; IDS e Proteção de dispositivos móveis

Estágio 6 – Checagem Baira-Leito Medicamentos; Hemocomponentes e Leite Materno; Análises de Risco; Apoio à decisão completo

Estágio 7 – PEP completo; Interoperabilidade Externa; Analytics, Gorvernança; DR; Privacidade e Segurança

No Brasil ainda existe um longo caminho para as instituições de saúde tornem-se, de fato, hospitais digitais. Apenas oito hospitais possuem a certificação estágio 6 do EMRAM da HIMSS Analytics.

Serviços disponibilizados pela Digisystem para alcançar a jornada digital:

HIMSS/EMRAM

Como parceira da HIMSS Analytics, a Digisystem realiza um Gap Analysis On Site do hospital, de forma a identificar todas as “não conformidades” do hospital em relação aos estágios do EMRAM da HIMSS. Além disso, atua na preparação para a validação do estágio 6 e 7.

Certificação Digital

Para alcançar o nível de um hospital sem papel (paperless), conforme Resolução CFM 1821/2007 no Brasil é recomendado a utilização de certificados digitais padrão ICP. A Digisystem apoia o hospital na escolha da tecnologia e tipo de certificação digital, assim como na definição dos novos processos.

GED

A solução de negócio eDok, o único GED (gestão eletrônica de documentos) que se integra com o Philips Tasy, e possibilita a visualização de documentos digitalizados diretamente dentro do Philips Tasy, inclusive durante o processo de atendimento aos pacientes. Com tecnologia avançada para armazenamento de prontuários médicos de forma segura e de fácil acesso, possui infraestrutura gerenciada na nuvem e com geração diária de backup de todo o seu acervo de documentos. O eDok é uma solução de negócio com conhecimento das melhores práticas de segurança para todas as etapas, incluindo um workflow personalizado de busca, assinaturas e deliberações.

Mudança de cultura e não apenas tecnologia

A digitalização dos cuidados de saúde garante uma qualidade assistencial diferenciada e aprimora a eficiência operacional, proporcionando maior rentabilidade aos hospitais acreditados. E, o mais importante, é que essa agilidade nos processos e a redução de erros gera maior segurança para o paciente.

Mais do que tecnologia, trata-se de uma mudança cultural dentro da instituição. A preparação requer um parceiro que desenhe a estrutura necessária para centralizar e integrar os pontos de cuidado com os pacientes, gerenciar digitalmente os documentos. A Digisystem pode apoiar as instituições de saúde nessa jornada de transformação digital preparando-os para serem os próximos a garantirem a certificação HIMSS Analytics. A equipe da Digisystem é formada por consultores experientes, especialistas na área de informática e em Saúde, com diferentes formações e carreiras, conheça nossa expertise aqui.






Compartilhe esta publicação