Eleve sua força de trabalho com RPA da IBM

Faça mais do que gerenciar
tarefas repetitivas.

Confira o que os robôs na automação de processos podem fazer por sua empresa:

Usa o Microsoft Windows pra você

O robô usa o sistema de arquivos, área de trabalho, barra de tarefas, serviços, abre e fecha aplicações.

Usa os aplicativos do desktop

Trabalha com aplicativos web, aplicativos Microsoft Office, SAP, Java, desktop remoto e muitos outros.

Interage com outros sistemas

Acessa servidores, chama APIs, atualiza e consultar bancos de dados.

Se Comunica

Envia e lê e-mails, mensagens SMS, conversa usando texto e voz.

Lê Documentos

Extrai dados estruturados de conteúdos não estruturados.

Inteligência aplicada

Entende informações, toma decisões, aplica conhecimento e aprende.

Cria documentos

PDF, Word, Excel, Power Point e outros.

Processa dados

Criptografa, analisa e executa cálculos.

Processa arquivos

Cria, carrega, baixa e transfere arquivos.

Nos ajude a entender o que você precisa:

Principais benefícios da Automação de Processos


Acelere o tempo de valorização

Com o RPA, o tempo para criar, testar e entregar novas automações é medido em horas ou dias, em vez de meses ou anos.

Reduz o erro humano

Os bots RPA são programados para seguir regras e garantir que eles executem a tarefa da mesma maneira todas as vezes. Isso elimina drasticamente os erros humanos associados à cópia e cola, ou digitar dados manualmente.

Aumenta a entrega

Os bots RPA operam mais rápido que os humanos, podem funcionar 24 horas por dia, 7 dias por ano ( e não tiram dias de doença e almoçam). Eles podem executar tarefas em segundos ou minutos para oferecer um valor maior para os clientes.

Aumenta a produtividade

Os bots de RPA melhoram a produtividade dos funcionários, libertando-os de tarefas repetitivas mundanas e permitindo que eles se concentrem no trabalho de nível superior. Isso permite que as empresas dimensionem e façam mais com o mesmo número de pessoas.

Custos operacionais mais baixos

Com o RPA, os clientes experimentam eficiências de custos que ocorrem quando automatizam tarefas rotineiras e manuais e deslocam os funcionários para esforços de maior receita.

Escala na demanda

Com o RPA, os clientes podem reduzir ou adicionar bots rapidamente à medida que suas necessidades flutuam e dar a seus negócios uma vantagem, criando experiências de clientes que podem escalar.

Automação de Processos

Mas como saber se a minha empresa precisa automatizar algum processo?


Se os profissionais da sua empresa executam alguma tarefa sistêmica repetitiva, geram relatórios constantemente, exportam dados de uma planilha regularmente, a automatização de processos vai tornar a sua empresa mais eficiente.

A automatização de processos é uma grande aliada para empresas que precisam executar de forma rápida e eficiente os processos repetitivos, obtendo melhores experiências para usuários de negócio e clientes finais.

Veja como funciona o RPA IBM


Bots Assistidos (RDA)

Automação de Processos

Bots assistidos podem ser iniciados por usuários de negócios para realizar tarefas em seu nome. Os bots assistidos são executados no computador do usuário e interagem com aplicativos usando as credenciais desse usuário. Ao realizar uma tarefa, o bot Attended pode interagir com o usuário para obter informações adicionais necessárias para completar a tarefa. Os bots atendidos também podem ser chamados de RDA (Remote Desktop Automation, automação remota de desktop).

Bots Autônomos (RPA)

Automação de Processos

Bots autônomos podem ser programados para começar em horários específicos e não requerem qualquer interação humana para completar uma tarefa. Bots autônomos são executados em um servidor de computador sem uma tela física, mas ainda podem interagir com sistemas usando a interface do usuário e APIs do sistema, assim como um bot atendido. Ao contrário dos bots assistidos, os bots autônomos usam credenciais do sistema para acessar diferentes aplicativos. Bots autônomos também podem ser referidos como RPA (Robotic Process Automation) automação robótica clássica.

Automação de Processos

Chatbots (IVA)

Os chatbots são frequentemente usados pelos clientes para lidar com consultas de help desk ou por funcionários como assistentes digitais, assim como se o usuário estivesse conversando com outra pessoa. Uma sessão de chatbot é iniciada pelo usuário usando uma interface de usuário baseada em texto ou voz. Os chatbots usam inteligência artificial (IA) para conduzir uma conversa com o usuário para entender o que precisa ser feito e fornecer respostas apropriadas, e muitas vezes precisam recuperar e atualizar informações em outros sistemas para realizar ações específicas. Os chatbots também podem ser chamados de Agentes Virtuais Inteligentes (IVA).

Automação de Processos

Automação de Processos

Baixa autoria de código


Mais de 600 comandos amigáveis aos negócios e recursos de recodificação de tela para a construção de bots.

O IBM Robotic Processing Automation (RPA) Studio é um ambiente de autoria de baixo código que permite que os usuários construam e testem facilmente bots usando uma rica coleção de comandos e recursos de gravação de tela para gerar scripts.

Os comandos podem ser usados para:

– Integração de sistemas (superfície, desktop remoto, API, banco de dados e mainframe)
– Inteligência Artificial (processamento de linguagem natural, classificação, base de conhecimento)
– Processamento de dados estruturados e não estruturados (processamento de texto, criptografia, reconhecimento óptico de caracteres, PDF)
– Trabalhando com arquivos (criar diretórios, mover arquivos, carregar/baixar, transferir arquivos)
– Comunicação (e-mails, SMS, chat, fala)
– Lógica empresarial (regras, matemática, condições)
– Criando relatórios
– Sistema operacional Microsoft Windows (OS)
– Integração de aplicativos (Microsoft Office, SAP)

Prêmios RPA IBM: relacionamento, valor, conjunto de recursos, usabilidade, e implementação.


IBM RPA ficou em primeiro lugar no G2 para:

Configuração mais implementável, mais fácil, maior adoção do usuário e melhor usabilidade no índice de implementação para RPA Administrador mais fácil, mais fácil de usar, melhor atende aos requisitos no índice de usabilidade para RPA.

Prêmio TrustRadius Awards

IBM RPA ganhou o prêmio TrustRadius “Best Of” para relacionamento, valor e conjunto de recursos.

Selos G2 Awards