Como o avanço da tecnologia tornou-se um pilar estratégico para todas as áreas das instituições de saúde

É evidente que o avanço da tecnologia tem impactado todos os segmentos de mercado, e, na área da saúde, especialmente após a chegada da pandemia, o cenário não seria diferente. Em uma instituição de saúde, as ferramentas tecnológicas podem contribuir para o controle financeiro, fiscal, contábil e, ainda, na geração de serviços em áreas como higienização, manutenção, e até mesmo, hotelaria. No setor de suprimentos, por exemplo, a tecnologia pode auxiliar na rastreabilidade e economia de custos. Ao mesmo tempo, tais soluções podem proporcionar agilidade na tomada de decisões clínicas e permitir que a instituição mantenha-se em conformidade com as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Vantagens para profissionais e pacientes

O uso da tecnologia não impacta apenas a gestão organizacional da área da saúde, como também, atinge positivamente o cotidiano dos médicos e pacientes. As soluções tecnológicas para suporte à decisão clínica, além de facilitarem a gestão médica, colaboram para a redução de custos e para a melhora da qualidade do atendimento. Essas soluções facilitam a intensa rotina das equipes. O uso de aplicativos e softwares voltados à saúde, permitem economia de tempo, principalmente em atividades cotidianas como prescrições e anotações.

Para os pacientes, a utilização de recursos tecnológicos facilita o agendamento de consultas, exames, e até mesmo, o controle de sintomas de comorbidades em aplicativos, ampliando o cumprimento de metas para prevenção e tratamento, tendo como resultado direto o aumento da qualidade de vida do paciente.  Em outras palavras, a transformação digital aproxima e simplifica os processos, garante o controle de todas as áreas de uma instituição e proporciona a melhora de indicadores como controle financeiro, qualidade assistencial, segurança de dados e eficácia gerencial.

O avanço tecnológico viabilizou o desenvolvimento de soluções que usam a Inteligência Artificial (IA) para integrar informações clínicas e de patologias, ampliando a precisão dos diagnósticos e personalização dos atendimentos. Nesse sentido, a robótica vem sendo cada vez mais utilizada como um apoio estratégico durante procedimentos cirúrgicos, assim como soluções que ampliam a realidade no decorrer destes procedimentos e exames radiológicos.

Entre as principais ferramentas tecnológicas para o segmento da saúde, podemos destacar:

  • Softwares hospitalares: oferecem o gerenciamento e suporte a todos os processos organizacionais na instituição e auxiliam nas demandas assistenciais e administrativas;
  • Telemedicina: atendimentos e monitoramento de pacientes realizados à distância em plataformas criptografadas;
  • Aplicativos: podem apresentar soluções para monitoramento de sintomas de doenças, além de auxiliar no agendamento de consultas e exames;
  • Suporte à Decisão Clínica: ferramentas que são voltadas para sugestão de condutas ao quadro clínico do paciente, sempre pautada em evidências;

O impacto da pandemia para o avanço da tecnologia na saúde

A pandemia de COVID-19 gerou um intenso movimento na classe científica mundial, causado pela busca por tratamentos efetivos no combate à doença, o que resultou em um grande volume de publicações e pesquisas. Em virtude da complexidade da doença e de seus sintomas, surgiram novos protocolos para o tratamento e a utilização de ferramentas que permitem a tomada de decisões médicas com mais agilidade e menos erros.

Além disso, em virtude do isolamento social, adotado nos momentos mais críticos da pandemia, a telemedicina sofreu grande avanço no país. De acordo com um levantamento realizado pela FenaSaúde, aconteceram mais de 2 milhões de atendimentos remotos entre fevereiro de 2020 e janeiro de 2021, e 80% dos pacientes tiveram as necessidades atendidas com esse fluxo.

A Digisystem possui um amplo portfólio desenvolvido especialmente para apoiar hospitais e clínicas, como o sistema de gestão Tasy da Philips, Order Sets, Care Planning e ClinicalKey Elsevier, e, ainda AMS, solução Service Desk para suporte TASY.

Para saber mais sobre as nossas soluções e como podemos ajudá-lo a aprimorar a gestão da sua instituição, clique aqui.

 

Compartilhe