A educação à distância surgiu com o objetivo de ser uma alternativa para aqueles que por algum motivo não poderiam frequentar presencialmente as aulas do ensino superior. Desde que começou a tomar forma, estudantes universitários, pós-graduandos, mestrandos e outros alunos aderiram ao EAD como sua maneira de concluir os estudos. De acordo com uma pesquisa divulgada pela consultoria educacional Atmã Educar, em 2019, o número de matrículas em cursos EAD superou o de matrículas para cursos presenciais. Foram mais de 1,4 milhão de estudantes matriculados no ensino à distância, ou seja, 52% do total de alunos de nível superior no Brasil.
Já em 2020, em decorrência do isolamento social como medida preventiva contra a propagação do COVID-19, o Ministério da Educação (MEC) autorizou o ensino à distância para todos os níveis educacionais no país. Sendo assim, cerca de 48 milhões de estudantes passaram a estudar de casa desde março deste ano, deixando de frequentar as mais de 180 mil escolas de ensino básico do país. Essa mudança fez com que alunos e professores passassem a depender da tecnologia para prosseguir com a programação do ano letivo, consequentemente, as famosas “aulas online” tornaram-se o único recurso disponível no momento como solução para a educação não paralisar.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) com mais de 19 mil educadores da Rede Estadual de Educação do estado de São Paulo constatou que 51% deles têm um sentimento de insegurança em relação ao novo modelo de ensino, porém, 70% dos entrevistados afirmam que sentem-se aptos a desempenharem suas funções via educação mediada por tecnologia. Este cenário só reflete como o ensino à distância tornou-se essencial para o segmento educacional, e, para auxiliar as Instituições de Ensino a reforçar a transformação digital da era da tecnologia, a Digisystem firmou uma parceria com a LivePerson, plataforma de gestão conversacional e bots para grandes empresas, especialmente as instituições educacionais.
As vantagens da LivePerson
A plataforma LivePerson é completamente SaaS – Software as a Service, ou seja, uma instituição que opta por utilizá-la em seu sistema paga um valor por serviço, desembolsando assim um baixo investimento inicial e recebendo uma rápida implementação. Por meio da plataforma pode-se implementar diálogos através de assistentes virtuais incorporados em portais de alunos das instituições de ensino para esclarecerem as dúvidas mais comuns dos alunos, assim como a possibilidade de permitir que os assistentes humanos de aula desempenhem através da plataforma o atendimento às dúvidas dos alunos via chats, os quais podem ser síncronos ou assíncronos.
Um dos grandes diferenciais da plataforma LivePerson é o seu painel/dashboard que permite o gerenciamento de todos os atendimentos, tanto dos bots quanto dos humanos em tempo real em uma mesma console. Além disso, a plataforma possui interface para a criação e implementação dos diálogos, integração com soluções de NLU (Natural-Language Understanding) de outros fabricantes como IBM, Microsoft, Amazon e Google, bem como de sua própria NLU. Outro recurso é o suporte à Inteligência Artificial (AI) nativo e integração via API com soluções de CRM como Salesforce, Hubspot, entre outras.
LivePerson em Instituições de Ensino
Como forma de auxiliar as escolas e instituições de educação de modo geral durante a pandemia a solução da LivePerson permite que as empresas entreguem novos meios de se comunicar com seus alunos e pais de alunos de forma instantânea, com baixo investimento e respeitando todas as regras de distanciamento, contudo sem perder o contato com seus alunos. A plataforma libera a digitalização de uma série de serviços e envio de lembretes e comunicados sobre notas, boletos, matrículas, calendário escolar, entre outros serviços. A LivePerson também possibilita que tais lembretes e comunicados sejam enviados pelos canais digitais de melhor preferência de seus usuários sem grandes adaptações tecnológicas.
Dentre os principais benefícios da plataforma para as Instituições de Ensino, destacam-se: baixo investimento, maior capacidade de atendimento pelos canais digitais, maior disponibilidade de horário de atendimento, redução dos custos com headcount, uniformidade na comunicação com os clientes, redução de custos com treinamento de novos processos de atendimento ou políticas comerciais, centralização do atendimento, aumento no gerenciamento do KPI de atendimento, maior engajamento dos alunos nos programas educacionais e cursos extracurriculares, maior retenção de alunos e menor incidência de desconto em matrícula por falta de orientação para obtenção de financiamento estudantil.
Uma plataforma para o Novo Normal
A perspectiva para o pós-pandemia é que exista o funcionamento de um “novo normal” onde os alunos e até mesmo os pais de alunos adaptaram-se aos novos canais de comunicação e passaram a ter uma expectativa de tempo de respostas para suas dúvidas ainda menor, a qualquer hora e em qualquer lugar por diferentes interfaces, como webchat, whatsapp e outras mídias sociais. A LivePerson é uma plataforma que já possui suporte a todos estes canais nativamente permitindo que as instituições de ensino os mantenham ativos. A plataforma poderá continuar sendo utilizada como um Campus Digital entregando canais de serviços como suporte à TI, dúvidas sobre wifi, localização de salas de aulas, grades de aulas, calendários de provas, avisos importantes aos alunos e pais, publicação de notas e horários, tudo via uma assistente virtual com possibilidade de transferência para o atendimento humano.
A maior parte do público educacional tem entre 19 e 25 anos e este público é considerado nativo digital, bem como as crianças e adolescentes dessa nova geração, que já nasceram em uma época totalmente dominada pela tecnologia no mundo. Comunicar-se com estes públicos através de mídia impressa, telefone ou e-mail com certeza não é o melhor meio de manter uma comunicação efetiva. Por este motivo é imprescindível que as Instituições de Educação se adaptem ao formato de comunicação adequado ao seu público principal. É este o principal objetivo da Digisystem em parceria com a plataforma LivePerson. Clique aqui e saiba como a Digisystem pode ajudar a sua Instituição de Ensino na jornada da transformação digital.