fbpx

3 tecnologias que devem impulsionar a transformação digital na área da saúde

3 tecnologias que devem impulsionar a transformação digital na área da saúde

3 tecnologias que devem impulsionar a transformação digital na área da saúde

Com o rápido avanço da tecnologia no mundo, é praticamente impossível prevermos o que será novidade e destaque no futuro. Mas, como algumas tecnologias vêm mostrando progressos incríveis e tornando-se tendências, principalmente na área da saúde, podemos perceber aquelas que se destacam e devem ser as responsáveis por impulsionar a transformação digital. Contudo, será que as empresas estão preparadas para essa transformação?

Segundo uma pesquisa realizada pela International Data Corporation (IDC), cerca de 24,7% das empresas no Brasil acham que a transformação digital não tem importância nenhuma para suas gestões e que essa questão não interfere na forma de gerir a companhia. A pesquisa aponta também, que essas organizações estão propensas a encontrar dificuldades para entender o que seu consumidor realmente está buscando e que acabarão fracassando. Na área da saúde, a transformação digital já é uma realidade e está presente em vários setores. Novas práticas que antes eram sonhos nos corredores de hospitais, hoje já estão sendo aplicadas. Destacamos aqui três das principais tecnologias que impulsionarão cada vez mais a transformação digital em curso: a Interoperabilidade, a Assinatura Digital e a Inteligência Artificial. Conheça um pouco mais de cada uma delas.

1 – Interoperabilidade

Interoperabilidade é a possibilidade de diferentes sistemas de TI trabalharem de forma conjunta, apesar de todas as diferenças tecnológicas que possam ter. Neste contexto, a troca de informações entre os diferentes atores do ecossistema da saúde, tanto prestadores de serviços, quanto operadoras, por exemplo, é um fator crítico de sucesso na busca da qualidade do atendimento ao paciente alinhada à redução de custos.

Será mandatória a utilização de ferramentas de barramento para gerenciar o fluxo de informações e garantir a segurança e performance exigidas para o mercado da saúde em função da existência de diferentes tecnologias, múltiplos sistemas de gestão e fabricantes de equipamentos.

2 – Assinatura Digital

A assinatura digital, apoiada por biometria e o reconhecimento facial, já vêm sendo utilizada em diversos segmentos de mercado e equivale a uma assinatura de próprio punho. Com a crescente utilização de sistemas de gestão para centralizar as informações no prontuário eletrônico dos pacientes (PEP) e na busca por maior eficiência e segurança na manipulação e armazenamento da informação da saúde, a assinatura digital passa a ser essencial para identificar de forma segura e correta a origem da informação clínica e para evitar erros e fraudes. Outro benefício direto que a assinatura digital traz é a redução de custo de impressão e armazenamento dos prontuários, reafirmando a tendência paperless considerada imprescindível na jornada da transformação digital.

3 – Inteligência Artificial

Inteligência Artificial é uma área da tecnologia que se propõe a criar simuladores humanos capazes de raciocinar, ter percepções, tomar decisões e resolver problemas. Sua aplicação no apoio a decisões clínicas é de grande relevância, pois além do volume de informações geradas em todo o ecossistema ser gigantesco, os profissionais precisam manter-se constantemente atualizados o que se constitui em um grande desafio.

Neste sentido, as ferramentas de Inteligência Artificial são importantes pilares de suporte na indicação dos caminhos a seguir no atendimento ao paciente. Com bases de informações sempre atualizadas, elas podem fornecer orientações para que os profissionais responsáveis pelos atendimentos possam tratar de forma mais eficiente os pacientes.

A Digisystem, com o seu profundo conhecimento nos processos da área da saúde e das tecnologias disponíveis, consegue orientar seus clientes a seguir o melhor caminho considerando a relação custo x benefício para garantir a maior eficiência operacional das instituições. Clique aqui e saiba como podemos ser o seu parceiro nesse processo de transformação digital.

Compartilhe esta publicação