Dados, de forma simples, são agrupamentos de informações de diversas fontes e formatos. Esses conjuntos de informações, quando organizados dentro de um contexto empresarial, tendem a direcionar equipes e oportunidades de maneira estratégica. E é aí que está o poder do acervo de dados da empresa.
Antes de tudo, quando a companhia possui uma grande quantidade de dados de sistemas comerciais, é possível direcionar ferramentas para o uso estatístico dessas informações. Isto possibilita, não só trazer gráficos para a tela, mas, também, direcionar equipes comerciais com maior porcentagem de possibilidades de fechamento de negócios, por exemplo.
Como saber quais dados da empresa são mais importantes?
Todos eles são importantes, sem exceção. Por quê? Porque todos estão relacionados. Ou seja, quanto maior o acervo e a diversidade dos dados, maior é a assertividade da análise.
Portanto, o ponto que dita o foco dessas informações, normalmente, são os objetivos da empresa naquele determinado momento. Se a sua empresa deseja alavancar vendas, ou aumentar a precisão dos vendedores, devem ser usados dados dos clientes, vendas, meios eletrônicos e mídias sociais para coletar informações. Desta forma, o gerente comercial terá um direcionamento mais preciso sobre o seu objetivo. As possibilidades sempre são muitas.
Quais cuidados devem ser tomados em relação à proteção de dados pessoais?
A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) trouxe diretrizes para o mercado brasileiro que limitam e adequam a manipulação e retenção de informações pessoais. Precisamos entender que todos os dados que relacionam pessoas com negócios, sejam funcionários, prestadores ou clientes, tratam-se de informações sigilosas. Esses dados devem estar expostos somente as pessoas que realmente devam ter acessos a eles.
Para isso, é imperativo um mapeamento eficiente dos dados da empresa. A Digisystem, por meio do portfólio IBM, oferece ao mercado soluções com Inteligência Artificial para a gestão de dados eletrônicos, e com a parceira da Machado Nunes, na parte jurídica, fecha o ciclo de identificação de dados virtuais e físicos. A empresa é encarregada de capacitar os funcionários na adequação desta cultura, além de revisar processos que possam causar a exposição desses dados.
Agora que você entendeu o poder dos dados da sua empresa, entre em contato com a Digisystem e dê início à sua jornada de transformação digital, com todas as medidas de segurança no tratamento de dados pessoais.