A adesão de novas tecnologias otimiza a gestão hospitalar e a experiência de profissionais e pacientes
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A pesquisa TIC Saúde 2024, lançada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), indica que 92% dos estabelecimentos de saúde no Brasil já utilizam algum sistema eletrônico para o registro das informações dos pacientes. Porém, 55% destas informações ainda são mantidas tanto em formato eletrônico quanto em papel, e 6% continuam sendo registradas somente em papel.
Esse cenário aponta que embora a digitalização tenha avançado, ainda há muito a ser feito e a pergunta que fica é: o que se pode esperar para o setor de saúde em 2025? Continue a leitura até o fim e confira como a Digisystem pode ser a parceira ideal para apoiar a sua instituição de saúde a implementar as principais tendências que estão moldando o futuro do segmento.
Integração de tecnologias
Softwares de gestão hospitalar, como o Philips Tasy, já são uma realidade em muitos hospitais, apoiando na centralização de informações e tomadas de decisões médicas. A integração desses sistemas a soluções de digitalização, assinatura eletrônica e segurança de dados, por sua vez, têm se mostrado uma importante tendência para o setor de saúde em 2025, reforçando o conceito de saúde saúde paperless que aprimora a qualidade do atendimento, reduz custos operacionais e, principalmente, aumenta a eficiência em todo o setor.
Comunicação direta
Tendo em vista que os pacientes cada vez mais têm buscado por soluções que tornem sua experiência mais prática, as plataformas omnichannel como a Elisa, que usa múltiplos canais de comunicação de forma integrada, estão entre as principais apostas para melhorar a comunicação entre pacientes e hospitais.
Desta forma, é possível agendar consultas por meio de uma ferramenta totalmente integrada ao software de gestão da instituição, proporcionando comodidade ao paciente e otimizando a gestão de atendimento, contribuindo para a redução das taxas de “no-show” em consultas.
Apoio aos profissionais de saúde
A atenção à equipe multidisciplinar também deve ser uma prioridade. Para tanto, com a Elisa PRM (Patient Relationship Management) é possível criar réguas de relacionamento para diferentes tipos de acompanhamento em saúde, o que favorece o trabalho de todos os envolvidos, diminui a sobrecarga dos profissionais e resulta em um atendimento de mais qualidade para os pacientes.
Além disso, para 2025 há uma tendência de adoção de tecnologias para impulsionar o monitoramento remoto do paciente, o que inclui o acompanhamento de doenças crônicas, controle de saúde em tempo real e até a promoção do autocuidado com campanhas e conteúdos educativos.
Inteligência Artificial
Para o próximo ano, espera-se também a ampliação do uso da Inteligência Artificial (IA) no setor de saúde, automatizando processos e analisando grandes volumes de dados que apoiam de forma direta na tomada de decisões clínicas.
Esse processo de transformação digital no setor de saúde, por sua vez, exige um olhar atento ao conceito Quadruple Aim, que busca melhorar não só os resultados clínicos, mas também a experiência dos pacientes e das equipes de saúde, ao mesmo tempo em que reduz os custos operacionais das instituições.
Conte com parceiros especializados
A adoção de novas tecnologias nas instituições de saúde tem se mostrado imprescindível e utilizá-la de maneira estratégica certamente criará um ambiente mais eficiente e centrado no paciente.
A Digisystem conta com uma série de parceiros prontos para atender todas as necessidades tecnológicas do setor da saúde de maneira rápida, otimizada e eficiente. Inicie agora mesmo a transformação digital em sua instituição, entre em contato e fale com um consultor.