O investimento em tecnologia no setor da saúde, impulsionado pela pandemia do COVID-19, só tende a aumentar. De acordo com pesquisa realizada pela McKinsey, as receitas globais de saúde digital aumentarão de US$ 350 bilhões em 2019 para US$ 600 bilhões em 2024. Nesse sentido, os softwares de gestão, responsáveis pela organização das atividades e documentos das instituições, podem ser grandes aliados, uma vez que garantem maior controle das informações, segurança e aderência às regulamentações da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados.
Neste artigo, será possível entender a relevância do software de gestão para a área da saúde, quais são os seus benefícios e como as instituições podem implementar essa tecnologia, abordando também as principais vantagens do sistema TASY da Philips e como ele auxilia no dia a dia dos profissionais da saúde.
Por que ter um software de gestão?
Queda de produtividade, má administração do tempo e das informações, e desorganização, são apenas alguns dos desafios enfrentados por instituições que ainda não adotaram softwares de gestão.
Para sanar esses problemas, o sistema de gestão TASY é bastante promissor. Com o sistema TASY, as instituições de saúde garantem a integridade das informações, evitam os possíveis erros e, consequentemente, ganham maior produtividade, obtendo a otimização de tempo dos profissionais da saúde com suas atividades, e ainda, redução de custos. Além disso, com a concentração e melhor organização dos dados, há a possibilidade de consultá-los a qualquer momento, facilitando a tomada de decisão e oferecendo um atendimento mais ágil e seguro aos pacientes.
Tendo em vista isto, o TASY engloba, além das áreas assistenciais, setores como gestão financeira, de suprimentos e contratos. Ele também garante a segurança do paciente por meio de protocolos clínicos e processos baseados nas melhores práticas das certificações internacionais.
Softwares de gestão: como adotar no setor da saúde?
A implementação de um software de gestão em uma instituição de saúde exige alguns requisitos, sendo eles:
- Boa estrutura física tecnológica ou contratação de serviços em nuvem
- Colaboradores engajados e com disponibilidade
- Diretoria colaborativa e participante do processo de mudança
O tempo de implementação pode variar de acordo com:
- Aspectos de cada instituição do setor de saúde
- Escopo exigido para o projeto
- Complexidade (número de leitos, serviços e especialidades, números de unidades)
- Estratégia a ser adotada (segmentação por fases)
- Equipe envolvida no projeto
Definido esses tópicos, é possível seguir para os próximos passos, que abrangem:
- Visita “in-loco”: para conhecer os detalhes da instituição
- Planejamento e implantação: em um “levantamento inicial” são identificados todos os procedimentos operacionais
- Análise de aderência: consiste em visualizar como o novo sistema funcionará junto dos seus processos
- Parametrização: no qual é possível realizar as configurações e testes necessários
- Treinamento usuário-chave: para avaliar se o usuário é capacitado a operacionalizar todas as suas rotinas no novo sistema, validando se seus processos estão aderentes e funcionais
- Teste-piloto: checklist com alguns usuários finais do software
- Go live & Acompanhamento: em que há o acompanhamento do software em funcionamento
- Oficialização do uso: finalização do processo de implementação
Tecnologia na saúde: investimento estratégico para as instituições
Para obter o melhor resultado da implementação das soluções de tecnologia, é importante um planejamento detalhado, alinhando as expectativas dos stakeholders com a clara definição dos objetivos da instituição. Desta forma, uma boa definição dos processos também é caminho crítico para o sucesso da jornada.
Neste sentido, para continuar investindo em tecnologia, como os softwares de gestão hospitalares, em um ambiente mais propício de trabalho aos profissionais de saúde e um melhor e mais seguro atendimento aos pacientes, é imprescindível que as instituições possam contar com consultorias e profissionais especializados, qualificados e dedicados a oferecer a melhor solução e atendimento, como a Digisystem.
Assim, será possível seguir avançando tecnologicamente no setor que mais precisa prestar apoio aos seus clientes. Para saber mais sobre as soluções tecnológicas para o setor de saúde e software de gestão oferecidos pela Digisystem, clique aqui.