fbpx

Coluna do Especialista: Sociedade 5.0

Coluna do Especialista: Sociedade 5.0

Coluna dedicada a repercutir as principais tendências do mercado brasileiro.

Hoje, o Diretor Executivo da Digisystem, João Paulo Nieto, destaca o conceito de Sociedade 5.0, convergência de todas as inovações com o objetivo de facilitar a vida dos seres humanos. O especialista ressalta o papel das novas soluções baseadas na Sociedade 5.0 e a aplicação dentro de empresas das mais diversas áreas como saúde, educação, financeiro, entre outras.

O que é a Sociedade 5.0?

O conceito de Sociedade 5.0 nasceu no Japão trazendo a ideia de que a tecnologia deve servir para melhorar a qualidade de vida de cada um de nós, colocando serviços inteligentes a serviço das pessoas. Na Sociedade 5.0 o ser humano é o centro de tudo, evoluindo o conceito de Indústria 4.0, na qual a melhoria e automatização dos processos eram prioridades. Trazendo para o contexto do ambiente de TI, ao invés de pensarmos em melhores tecnologias e suas aplicações, devemos avaliar primeiramente qual a real necessidade do ser humano, seja ele um cliente interno ou externo, para depois tomarmos decisões sobre os recursos tecnológicos que devem ser utilizados. Desta forma, conseguimos soluções de negócios customizadas e flexíveis. A Sociedade 5.0 nada mais é do que a convergência de todas as inovações com o objetivo de facilitar a vida dos seres humanos e, o novo conceito, chega para atender as pessoas da melhor forma possível e de maneira ágil e prática por meios de tecnologias como inteligência artificial, RPA, computação em nuvem, robótica e big data.

Qual a importância de colocar o ser humano no centro da Transformação Digital?

Como o conceito de Sociedade 5.0 prioriza pessoas, o ser humano passa a estar, portanto, no centro da transformação digital. Agora, a prioridade é entender a real necessidade do usuário para então prover tecnologias e experiência customizadas e flexíveis, fazendo com que sua jornada seja incrível.

Quais serão as mudanças no atendimento nas centrais de serviços e suporte?

A partir do momento em que o ser humano passa a ser o foco, diversas mudanças serão necessárias, a começar por um atendimento mais humanizado e customizado. Para cada tipo de solicitação, as empresas deverão oferecer um atendimento omnichannel, para que o cliente – seja ele interno ou externo – possa escolher de que maneira quer ser atendido. Além disso, será necessário a opção de autoatendimento por meio de canais robotizados, com tecnologia RPA ou KCS.

Quais os desafios das empresas para adequarem-se?

A Sociedade 5.0 engloba transformar as empresas de dentro para fora, por isso, para colocar em prática o conceito de Sociedade 5.0 será necessário que as empresas realmente entendam quais são os principais problemas do usuário, para colocá-lo no centro de toda operação, e posteriormente, resolver seu problema de forma rápida e eficiente. A adoção do conceito proporcionará às empresas maior agilidade na entrega e facilidade de encontrar as informações. Além disso, muitos resultados internos poderão ser otimizados, já que haverá mais tempo para identificar os problemas e, consequentemente, facilidade para resolvê-los.

Como a nova Plataforma 5.0 pode ajudar o mercado brasileiro?

Em um mundo em que a transformação digital está cada vez mais presente na sociedade, é imperativo que as empresas inovem e tragam soluções de negócio que atendam todos os stakeholders envolvidos em um processo. A nova Plataforma 5.0 da Digisystem foi desenvolvida para trazer uma experiência customizada aos clientes internos e externos das corporações, tanto para o atendimento das demandas de TI como para as de negócios. O grande objetivo da plataforma 5.0 é colocar o ser humano no centro da operação para entender e suprir sua real necessidade, oferecendo assim uma experiência customizada e flexível.

Compartilhe esta publicação