Tecnologia: aliada na análise de crédito para empresas e clientes

O Brasil encerrou o ano de 2018 com 62,6 milhões de inadimplentes. Esse dado só reflete que a concessão de crédito precisa ser, cada vez mais, acompanhada de cuidados para identificar os clientes capazes de honrar os compromissos assumidos. Segmentos como varejo, educação, finanças, além do e-commerce, por exemplo, têm sofrido perdas decorrentes da inadimplência e buscado novas formas de reduzir os riscos da falta de pagamento.

Como otimizar a análise de crédito?

A análise de crédito tornou-se um processo crítico dentro das empresas. Lidar com erros humanos nas regras de negociação de dívida, o alto custo de pessoal para viabilizar a cobrança, a grande quantidade de tempo despendido para a realização das análises, a falta de agilidade na conclusão dos processos e a desaprovação de créditos elegíveis de aprovação, pode gerar um grande desgaste financeiro.

Para garantir uma avaliação objetiva, criteriosa e segura, muitas empresas têm recorrido à utilização de tecnologias voltadas à análise de crédito. Esse tipo de recurso permite que a avaliação do cliente/usuário seja mais rápida, padronizada e assertiva, facilitando a negociação entre as partes. A empresa é beneficiada com uma redução significativa na inadimplência, e do custo com a equipe de cobrança, além de aumentar as vendas pela aprovação de crédito. Os usuários também se beneficiam com a análise de crédito automatizada pois passam a ter um acesso mais fácil e rápido às informações de produtos e para tirar dúvidas referentes aos serviços consultados. Além disso, o processo fica menos invasivo na hora da negociação de dívidas.

Para atender essa necessidade de melhor classificação de aprovação de crédito e inadimplência, a Digisystem desenvolveu a Solução de Negócio Análise de Crédito/Parcelamento de Dívidas, uma tecnologia de atendimento baseado em motor de regras e inteligência artificial. Dessa forma, o cliente realiza todo o processo de forma simples e rápida, escolhendo a melhor condição oferecida e efetuando o pagamento na interface que mais atende sua necessidade – site da empresa, App, WhatsApp, URA, ou outros tipos de canais de atendimento.

Conheça: https://www.digisystem.com.br/analise-de-credito-para-empresas