Coluna dedicada a repercutir as principais tendências do mercado brasileiro.
Hoje, o Diretor de Operações para Novas Tecnologias da Digisystem, Eduardo Valverde, destaca um tema bastante discutido ultimamente no segmento financeiro: a tecnologia RPA. O especialista explica como a automação dos processos pode auxiliar as empresas a serem mais produtivas e obterem melhores resultados.
No que consiste o conceito de automação/robotização de processos?
A tecnologia RPA ou Robotic Process Automation consiste em executar de maneira automática as atividades realizadas em qualquer software, com o objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade, liberando os profissionais que executam atividades repetitivas na empresa, à atuarem em iniciativas de maior valor agregado para o negócio. Em um mercado cada vez mais competitivo no qual as empresas estão sempre a procura de alternativas para aprimorar o desempenho com menos custos, a automação de processos tem se tornado cada vez mais estratégica, já que a utilização de robôs garante escalabilidade em atividades manuais, ampliando efetivamente a eficiência operacional. Por meio deste recurso é possível, por exemplo, automatizar o processo de cadastro de fornecedores, de lançamento de contas a pagar ou dados de uma planilha do Excel em um sistema ERP.
Qual a importância da automação no segmento financeiro?
O segmento financeiro possui uma dinâmica de muitas regulamentações e obrigações que geram excesso de atividades/controles e exigem muita atenção dos colaboradores, sem mancionar os riscos financeiros e custos decorrentes de potencial erro.
Como a tecnologia RPA tem ajudado o setor financeiro?
A automação tem contribuído de forma significativa para que as instituições financeiras consigam atender, em grande escala, as demandas geradas por processos regulatórios repetitivos, reduzindo variabilidade, taxa de erro e aumentando a capacidade de atender mais demanda com menor head count.
Quais os benefícios para as empresas?
A utilização da tecnologia RPA aumenta a capacidade das empresas para atender novas demandas em grande escala, melhora a satisfação do cliente com a redução do tempo de resposta às solicitações padrão, aprimora a experiência do funcionário e seu engajamento, além de reduzir o risco de conformidade.
Como a tecnologia de automação de processos da Digisystem pode ajudar o mercado brasileiro?
Com um time experiente de profissionais certificados e altamente capacitados para consultoria, implementação, desenvolvimento e gestão das automações, a Digisystem vem construindo templates que permitem a rápida robotização de atividades importantes como e-cac, service desk e integração com chatbots.
Desta forma conseguimos entregar automações rápidas para empresas usuárias de sistemas ERP como SAP, Oracle e Sales Force, que historicamente possuem um alto custo de desenvolvimento e customização, além de serem complexos e invasivos. Os projetos de automação da Digisystem são desenhados para que a empresa não tenha que se preocupar com estes temas. Mais do que uma simples adoção de tecnologia, a utilização de RPA é parte de uma estratégia de negócios, que envolve governança, processos, e apoia a jornada da transformação digital das empresas.