Recentemente, a Digisystem realizou uma série de ações e bate-papos, a fim de trazer à tona a importância da inclusão no mercado de TI, suas diferentes frentes e como é possível contribuir para esta pauta de maneira assertiva, considerando o poder inovativo e transformador que a tecnologia é capaz de oferecer.
Para tanto, foram reunidas mulheres não só da companhia, como também de empresas parceiras, para compartilharem suas experiências e apoiarem no fomento dessa discussão. No conteúdo de hoje, você confere um pouco sobre as iniciativas promovidas pela empresa para também se sentir motivado a fazer parte deste time.
Campanhas de Outubro Rosa
Para apoiar a campanha nacional denominada Outubro Rosa, no dia 8 de outubro, a Digisystem em parceria com o IQeB (Instituto de Quimioterapia e Beleza) participou da 7ª pedalada e caminhada rosa contra o câncer de mama na Avenida Paulista.
O evento teve por objetivo divulgar informações sobre esta causa e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.
Além disso, preocupada em apoiar as mulheres com câncer, a companhia fez uma doação de 52 lenços a IQeB (Instituto de Quimioterapia e Beleza).
Série de bate-papos “Mulheres na TI”
Complementar às campanhas, a empresa também realizou quatro bate-papos virtuais, abordando as temáticas: Câncer de Mama, Burnout, Mulher na Tecnologia e Diversidade para Mulheres, todos comandados por mulheres, que compartilharam suas experiências por diferentes perspectivas, desde a vida pessoal, até a profissional.
Nesse sentido, Deyse Rodrigues, Gestora de TI da Digisystem, alocada no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, contou sua experiência de superação do Câncer de Mama e como o apoio da empresa foi fundamental nessa jornada, a fim de inspirar outras mulheres no combate à doença.
Já Gabriela Cestari, Gerente de Projeto do Grupo Equatorial, relatou seu caso de Burnout, mais conhecido como a Síndrome do Esgotamento Profissional, aprofundando tópicos que abordam o desencadeamento do distúrbio emocional e a superação deste desafio, bem como o apoio que recebeu e a importância de as companhias atentarem-se à pauta.
Além disso, Anna Alvarenga, Coordenadora de TI do Banco BV, repercutiu o cenário atual, os gargalos e a necessidade de fomentar a representatividade feminina no setor tecnológico.
Para se ter uma ideia, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), 83,3% do mercado de TI é composto por homens, enquanto as mulheres ocupam apenas 12,3% dos cargos, reforçando que ainda não há equidade de gênero no segmento.
A partir dessa realidade, torna-se fundamental que o mercado se comprometa a reverter este cenário, assim como a Digisystem, fomentando a promoção de vagas específicas para mulheres e estimulando um ambiente de trabalho saudável.
Por fim, Cintia Haoach e Tatiana Oliveira, ambas Account Managers da Digisystem, dividiram suas histórias de vida para trazerem à tona o tema de diversidade, compartilhando suas diferentes trajetórias e trazendo uma rica contribuição sobre como as empresas devem voltar seu olhar à inclusão.
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD): Pessoas com Deficiência 2022, a população com deficiência no Brasil foi estimada em 18,6 milhões de pessoas de 2 anos ou mais, o que corresponde a 8,9% da população dessa faixa etária.
Isto só reforça o compromisso das empresas em gerar cada vez mais oportunidades para esse público, indo além da abertura de novas vagas, mas investindo em ações que façam realmente a diferença.
Uma das alternativas é formar equipes de desenvolvimento de novas soluções e aplicativos que estejam atentas às necessidades dos PCDs, trabalho que a Digisystem já tem se atentado.
Em síntese, o intuito da Digisystem é reforçar que as empresas são feitas por pessoas e serviços e produtos desenvolvidos para pessoas, o que reitera que todos, em suas mais diversas características e particularidades, devem ser levados em consideração.
Assim, a companhia está comprometida com a inclusão, buscando, constantemente, promover ações como essas, a fim de reiterar seu compromisso no desenvolvimento de um mercado cada vez mais inclusivo.
Quer fazer parte deste time você também? Confira as vagas abertas e candidate-se!