fbpx

Você sabe a diferença entre Revolução 4.0 e Sociedade 5.0?

Diferenças entre Revolução 4.0 e Sociedade 5.0

Você sabe a diferença entre Revolução 4.0 e Sociedade 5.0?

A sociedade em que vivemos é marcada diretamente pela revolução digital. E neste cenário de constante transformação, estamos passando por uma transição significativa na qual a tecnologia deixa de ser o foco principal para tornar-se um instrumento de benefício para a vida do ser humano, que passa a ser o centro de toda e qualquer operação. Esse é começo da era da sociedade 5.0.

Nossa última grande evolução tecnológica, conhecida como Revolução 4.0, contemplava a automatização dos processos manuais, integrando o universo da tecnologia com as máquinas e processos industriais. No entanto, ao contrário da Revolução 4.0, a sociedade 5.0 chega com um novo conceito de priorização da humanidade. A principal diferença entre os dois movimentos é que a Revolução 4.0 visa melhorar os processos das empresas e a Sociedade 5.0 coloca o ser humano no centro da operação, com a tecnologia sendo empregada para otimizar a qualidade de vida das pessoas, ou seja, máquinas a serviço do ser humano.

Desafio das empresas brasileiras

Infelizmente o Brasil ainda caminha lentamente no que diz respeito à migração para tecnologias digitais. Segundo o mais recente relatório da Confederação Nacional da Indústria (CNI) sobre Indústria 4.0, 77,8% das empresas ainda estão nos estágios mais atrasados de aplicações de tecnologias.

Em relação à Sociedade 5.0, o cenário não é diferente. Apesar de tratar-se de um conceito relativamente novo, em países como Japão e Alemanha o movimento já é uma realidade. Porém, é preciso ter em mente que o processo de transformação no Brasil certamente seria mais lento visto que nos países mais desenvolvidos todas as tecnologias já estão sendo desenvolvidas e pensadas dentro do contexto de Sociedade 5.0. Para adequar-se à tendência, será necessário que as empresas entendam de fato que o ser humano passou a ser o foco e que os serviços e ofertas passarão por um período de adequação tanto de processos como cultural.

Seja como um sucessor ou um complemento da Revolução 4.0, a Sociedade 5.0 veio para ficar. Com a transformação digital cada vez mais presente na sociedade, é fundamental que as empresas inovem e tragam soluções capazes de atender todo o ecossistema. Pensando nisso, a Digisystem anunciou recentemente a Plataforma 5.0, Solução de Negócio fundamentada no conceito de Sociedade 5.0 e desenvolvida para otimizar a experiência do usuário. Saiba como a Digisystem pode ajudar a sua empresa: https://www.digisystem.com.br/plataforma-5-0

Compartilhe esta publicação