Ofereça ao cliente soluções que garantam comodidade e praticidade no fechamento da compra
Dados levantados pela plataforma de programas de fidelidade IZIO&Co, apontam que clientes de varejistas com acesso ao benefício do cashback (quando a empresa devolve uma porcentagem do valor gasto) têm uma retenção 4,8 vezes maior em relação aos demais após seis meses, continuando fiel à marca.
Esse cenário reforça os benefícios desse tipo de estratégia na retenção de clientes. A boa notícia é que agora, esse e outros serviços financeiros, podem ser realizados por empresas de diferentes setores, com total segurança e confiabilidade, graças a um serviço conhecido por Banking as a Service (BaaS).
Desvendando o Banking as a Service
A tecnologia BaaS, que traduzida significa Banco como Serviço, permite que diferentes empresas usufruam de uma infraestrutura criada por instituições financeiras, como bancos e fintechs, dentro do seu próprio negócio, por meio de APIs (Interface de Programação de Aplicação).
Assim, as empresas podem oferecer serviços como cashback, conta digital, pix, além de cartão físico e virtual da sua própria marca, sem a necessidade de entrar em contato com os bancos. Para se ter uma ideia de como isto funciona na prática, todo o gerenciamento do cartão de crédito, por exemplo, pode ser realizado na própria loja.
Esse é um modelo que tem gerado resultados positivos aos negócios. Um levantamento encomendado pela infratech Celcoin, realizado pelo instituto de pesquisa Intellectual Market Insights Research (IMIR), aponta que o mercado de Banking as a Service (BaaS) no Brasil tende a ultrapassar US$ 5 bilhões em 2031, o que significará um aumento de mais de 12 vezes no período de 10 anos.
Benefícios
Uma das vantagens de explorar o BaaS está na personalização da experiência, o que confere praticidade e conveniência aos clientes, aumentando a taxa de retenção, reforço positivo para a sua marca e também de novas oportunidades de negócio.
Além disso, é uma forma de oferecer serviços financeiros sem a necessidade de investir em uma complexa infraestrutura, contando com parceiros especializados para realizar a integração das APIs necessárias.
Outro ponto positivo é que todos esses serviços, justamente por serem desenvolvidos por instituições financeiras, são regulamentados e garantem padrões avançados de segurança, o que certifica a proteção dos dados financeiros e pessoais do cliente.
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- Integração – Realize a rápida integração de sistemas aos canais digitais e aplicações mobile.
- Troca de informação – Reduza o tempo de troca de informação entre fornecedor e parceiros de forma ágil e segura.
- Manutenção preventiva – Assegure análises constantes de desempenho das interfaces, identificando gargalos que podem levar à indisponibilidade de sistemas em situações de alta demanda.
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