Na era da digitalização, os dados tornaram-se os ativos mais importantes das empresas, uma vez que se caracterizam como uma das principais ferramentas utilizadas para apoiar tomadas de decisões mais estratégicas. Os dados podem auxiliar não apenas na definição de pontos, como por exemplo, novos investimentos, corte de gastos, otimização de processos, lançamento de novos produtos, como também otimizam a segmentação alvo de potenciais clientes. Mas, como os dados das empresas, podem impactar, de fato, os negócios?
A cultura de dados tem se destacado como importante método para atender às demandas do mercado com alta flexibilidade, pois permitem conhecer melhor o público-alvo das empresas, resultando em uma estruturação de serviços mais inteligente e eficiente. Nesse sentido, tecnologias como o Big Data permitem que as companhias analisem diversos fatores antes de decidir qual direcionamento oferecer para cada uma de suas ações.
Como consequência, os gestores ganham mais insights sobre os caminhos que o negócio pode seguir. Podemos citar como exemplo, a criação de uma campanha de marketing. Neste caso, o conhecimento do público-alvo da empresa será aprofundado com dados, ajudando a otimizar a previsão das escolhas tomadas.
Pontos de atenção ao analisar os dados das empresas
Ao mesmo tempo em que a análise correta contribui para identificar problemas em uma cadeia operacional de modo mais preciso e ágil, dados inconsistentes e analisados de maneira equivocada podem trazer sérios danos às organizações.
Números financeiros, projeções e informações confidenciais de clientes são dados extremamente sensíveis e que podem gerar problema, impactando negativamente uma empresa. Isto inclui, inclusive, a sua saúde financeira, já que uma decisão baseada em dados inconclusivos pode levar a investimentos de alto risco que não trarão o retorno esperado, ou, ainda, refletir em prazos imprecisos que prejudicam a operação e, por consequência, o faturamento.
Além disso, esses dados acabam atraindo a atenção de criminosos virtuais, que utilizam das mais variadas técnicas e estratégias para tentar roubar informações de valor. Por isso, é fundamental criar um guia de boas práticas com relação à LGPD, contemplando os objetivos que deverão ser alcançados.
Confira abaixo algumas práticas que podem colaborar para promover a segurança da informação nas empresas:
- Atualizar consistentemente os softwares da empresa
- Implantar uma política de gestão de incidentes
- Criar um programa rígido de controle de acessos
- Manter e criar cópias de segurança
- Revisitar frequentemente os investimentos nos dispositivos de segurança
- Estabelecer uma política de segurança clara e bem comunicada
- Capacitar continuamente os colaboradores
Como a Digisystem pode auxiliar as companhias?
Organizar e disponibilizar uma imensa quantidade de dados de forma efetiva é o atual desafio das organizações, e a Digisystem pode ser uma grande aliada neste processo. Utilizando as soluções do Cloud Pak for Data, Cloud Pak for Integration e Cloud Pak for Automation, sua empresa garantirá segurança nos processos, bem como a capacidade de atender a qualquer demanda, ativando apenas os produtos realmente necessários para cada caso.
Além disso, a partir da combinação de cálculos de estatísticas por meio de inteligência artificial (IA) e identificação de padrões, baseando o passado de vendas, e realizando o cruzamento de informações, é possível fazer com que a IA consiga prever um provável comportamento do mercado em que determinada empresa atua. Desta forma, os investimentos, orçamentos e aumento de quadro de equipe, ficam alinhados a estratégia comercial e de receita da companhia.
É evidente que uma vez que a companhia tome decisões mais assertivas, seu nível de competitividade cresce, o que naturalmente corrobora para o aumento das vendas e uma maior capacidade de atingir metas de médio e longo prazo.
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