Por Gustavo Netto
O uso da Inteligência Artificial (IA) nas empresas vem crescendo a passos largos, e um dos principais motivos para tal aumento, é o retorno positivo que esses investimentos trazem às instituições. Segundo um levantamento realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), que ouviu mais de 160 representantes de entidades brasileiras, cerca de 80% dos entrevistados afirmam que a IA afeta positivamente uma empresa.
É possível elencar inúmeras aplicações relacionadas à Inteligência Artificial, que já estão presentes no cotidiano da população. Isto inclui a presença das interações via chatbots, voz e o aumento da interação humano-máquina. Nesse sentido, a máquina precisa compreender, cada vez mais, a linguagem natural do ser humano para se comunicar com eficiência. O atendimento cognitivo, portanto, tem se tornado uma das aplicações mais procuradas pelas empresas. Essa tendência deve evoluir no futuro com a identidade facial, digital e outras aplicações tecnológicas.
A partir disso, diversos setores ainda serão muito beneficiados pelos desafios da Inteligência Artificial. O setor alimentício, por exemplo, poderá se beneficiar com tecnologias que permitem a identificação de produtos, em que é possível verificar se determinado alimento está bom para consumo sem nenhuma intervenção humana. O varejo e o setor financeiro já utilizam o atendimento cognitivo para melhorar a experiência do cliente, bem como o agronegócio, com o desenvolvimento de colheitas automatizadas que aumentam a produção.
Benefícios da inteligência artificial nas empresas
Dessa forma, é possível definir os seguintes benefícios às companhias que iniciam uma jornada de transformação digital pelo uso da IA, como:
- Excelência no atendimento ao cliente
- Aumento da produtividade nas equipes
- Redução de custos
- Praticidade e facilidade nos processos internos
Os cuidados na implantação da Inteligência artificial nas empresas
É importante atentar-se aos detalhes no momento de utilizar a IA nas atividades das empresas. A transformação digital, quando realizada, precisa ser feita de maneira eficiente. Se um determinado processo já não funcionava, com a IA, a má experiência do cliente será apenas digitalizada.
Então, é necessário que tudo seja devidamente analisado para que esse fator não se estenda. Antes de implementar atendimento cognitivo e IA, é preciso analisar como funciona o processo atual que se quer transformar, verificar o ganho obtido ao se aplicar a inteligência artificial e mapear todos os benefícios decorrentes dessa transformação digital.
Como a Digisystem pode ajudar?
No futuro, a Inteligência Artificial se tornará imprescindível, uma vez que as empresas que não aderirem a ela, não conseguirão atender as demandas do mercado. Por isso, é tão importante estar alinhado a essa tendência.
A Digisystem oferece atendimento cognitivo para as empresas, proporcionado pela inteligência do IBM Watson. A vantagem em relação a outras soluções é a sua força em linguagem natural, que compreende muito melhor as respostas que o humano oferece para poder tomar uma decisão. O atendimento cognitivo traz agilidade e eficiência aos processos, mas é essencial que a resposta humana seja corretamente compreendida pela máquina, permitindo uma interação valiosa e melhorando a experiência do cliente.
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Gustavo Netto é Diretor de Vendas da Digisystem, empresa 100% brasileira com 30 anos de experiência em serviços especializados em TI.