fbpx

Paperless: o futuro do hospital digital

Paperless: o futuro do hospital digital

Informatizar processos gerenciais e de atendimento para aprimorar o desempenho da gestão e promover mais segurança ao paciente é parte fundamental de um hospital digital. No entanto, mais do que tecnologia, é imperativo que aconteça uma mudança cultural dentro das instituições de saúde para conseguir de fato centralizar e integrar os pontos de cuidado com os pacientes e gerenciar digitalmente os documentos, transformando-as em uma organização paperless.

Modelo paperless

O excesso de papel e a falta de espaço físico para armazená-lo é um dos grandes gargalos das organizações de saúde. Por isso, a adoção do conceito “sem papel” torna-se um ponto imprescindível na jornada da transformação digital, já que reduz o volume de documentos a serem impressos, geridos e armazenados, principalmente no que tange aos documentos assistenciais que devem ser armazenados fisicamente por 20 anos após a impressão e assinatura manual.

O modelo paperless não só auxilia e agiliza os processos das instituições de saúde como garante uma qualidade assistencial diferenciada, aprimorando ainda a eficiência operacional e proporcionando maior rentabilidade aos hospitais, clínicas e laboratórios. Essa agilidade nos processos e a redução de erros gera maior segurança para o paciente. Os benefícios são significativos no que diz respeito a otimização de recursos e espaço físico, organização e diminuição do excesso de papéis, viabilização de um workflow personalizado para busca, assinatura e deliberações, além de promover o acesso aos documentos eletrônicos e a visualização dos documentos digitalizados de maneira rápida e segura, desde o processo de abertura de ficha até a alta do paciente.

Organização paperless

Uma organização paperless simplifica seus processos devido à adesão de soluções como assinatura digital e digitalização de documentos (eDok), que são facilmente integrados ao sistema de gestão das instituições de saúde, melhorando diretamente o cuidado ao paciente.

Pensando nisso, a Digisystem desenvolveu abordagens de negócios visando apoiar essas instituições na jornada da implantação e uso do conceito paperless. De forma combinada, as soluções de negócios de Assinatura Digital e Digitalização de Documentos (eDok), permitem a eliminação de até 100% dos novos documentos a serem armazenados. Saiba como a Digisystem pode ser seu parceiro neste processo: https://www.digisystem.com.br/saude

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Compartilhe esta publicação