É evidente que a tecnologia transformou vários segmentos da sociedade e, não podemos deixar de citar a área da saúde, que avança cada vez mais com o objetivo de trazer benefícios como melhor desempenho e experiência do paciente, padronização do cuidado, redução de erros, e consequentemente, a diminuição de custos da instituição sem comprometer a qualidade dos processos e atendimento. Mas como a tecnologia pode ser uma grande aliada na gestão hospitalar?
Principais tecnologias para gestão hospitalar
Primeiramente, é necessário dividir esse universo em camadas técnicas e sem ordem de importância, já que é a combinação delas que trazem resultados eficientes. A primeira camada é a infraestrutura, que garante que todas as soluções oferecidas para o usuário final tenham performance efetiva, sejam seguras e escaláveis. Hoje, a infraestrutura tornou-se ainda mais relevante, uma vez que a pandemia do COVID-19 acelerou os esforços relacionados à segurança.
Em uma segunda camada transacional, podemos citar as atividades mais rotineiras, como os sistemas de gestão de suprimentos (farmácia), que garantem o faturamento correto da instituição e o bom atendimento na recepção. Ou seja, existem dois grandes aspectos: a integração, para que a informação esteja no sistema uma única vez e seja distribuída de maneira segura e assertiva para todas as áreas, e a usabilidade, que garante um sistema mais intuitivo.
A terceira e última camada está ligada à inteligência do negócio, que está relacionada ao que podemos oferecer de qualidade tanto para os pacientes, quanto para os médicos. Nessa esfera, podemos citar soluções que apoiam a tomada de decisão como inteligência artificial, machine learning e suporte à decisão clínica. Essa terceira camada é tão importante quanto as demais, mas de uns anos para cá tornou-se um diferencial na percepção das empresas para atender as demandas do mercado. As áreas de segurança, operação e inteligência, são pilares interdependentes que devem ser construídos dentro do contexto da transformação digital. O grande segredo é preparar bem “um” para que o “outro” performe bem. Resumindo, as características fundamentais para o bom uso da tecnologia são integração, segurança, escalabilidade.
Como o profissional de saúde interage com essas tecnologias?
As melhores decisões são tomadas com muita informação e conhecimento. A tecnologia é extremamente necessária para apoiar os gestores, por isso é importante que eles participem do processo e entendam que as ferramentas existem para direcioná-los na tomada de decisão. Desta forma, os profissionais da saúde precisam conhecer a real aplicação de cada tecnologia, todos os recursos da disponibilidade do uso da ferramenta, e como a tecnologia pode ser inserida no negócio para oferecer mais agilidade nessa tomada de decisão. Muitas vezes, tomar uma decisão em menor tempo, na área da saúde, pode significar salvar uma vida. No entanto, ainda temos um desafio de mudança de cultura relacionada ao correto uso da tecnologia. Grande parte da missão da Digisystem é mostrar o quanto essa interação é importante para as instituições.
Soluções de suporte à decisão clínica ajuda os gestores no cenário hospitalar
As ferramentas de apoio a decisão clinica promovem uma real mudança de comportamento na assistência ao paciente, não só agilizando o atendimento através de plano de cuidado com monitoramento de metas disponíveis em ferramentas como o Care Planning da Elsevier como também propiciando maior segurança através da utilização de protocolos em ferramentas como Order Sets da Elsevier. Todos estes ganhos com certeza poderão ser revertidos em um atendimento mais humanizado, pois além da qualidade da informação disponível e o a variável tempo também positivamente afetada.
A Digisystem é uma empresa nacional, com 30 anos de mercado, que possui soluções inovadoras e um time de especialistas com elevada expertise na área da saúde. Entre em contato com a gente e saiba como podemos ser o seu melhor parceiro na jornada da transformação digital!