A integração de sistemas nada mais é do que uma maneira automatizada de fazer com que sistemas distintos se comuniquem entre si. Ou seja, se uma informação é inserida em um determinado local com uma extensão própria, ela irá automaticamente para a seguinte fase, com uma tradução dos dados necessários feita.
Para entender na prática, vamos usar o exemplo de uma transação de banco, como o TED. A transferência de uma quantia de dinheiro de uma conta para outra passa por diversos processos e sistemas em uma questão de milésimos de segundos, que vai desde a comprovação da identidade, análise de saldo até a geração do comprovante. E isso é a integração de sistemas.
As dores solucionadas pela integração de sistemas
Conforme as empresas aumentam sua capacidade, percebem possíveis falhas nas operações, a tendência é implementar um sistema de gestão assertivo e a integração de sistema pode ser uma opção.
O grande desafio é que, apesar de ter diversas associações de ponta a ponta no seu ambiente técnico, muitas empresas não possuem uma concentração de governança, dificultando a descoberta de gargalos. O diferencial de unificar os sistemas é que, por meio deste tipo de ferramenta, é possível identificar onde o problema está localizado, para solucioná-lo da melhor maneira.
Outro ponto que vale destacar é a segurança nas transações e a infraestrutura, que deve ser estável. Por exemplo, quando há atendimento ao cliente ou preenchimento de um formulário, e ocorre lentidão, pode ser um ruído de comunicação na busca dos seus dados no sistema.
A implementação deve ser sempre bem planejada, avaliando como está posicionada a arquitetura de cada software e quais são as comunicações de integração necessárias, quem conversa com quem, em termos de tecnologia. Desse modo, é possível analisar o nível de complexidade para montar um esqueleto de como funcionaria essa estrutura.
E a segurança de dados neste processo?
Durante toda a integração de sistemas, existe uma cobertura de que os dados estão seguros nos caminhos em que eles estão percorrendo dentro da arquitetura estabelecida. Já que haverá um alerta caso haja alguma intercorrência durante o processo. Porém, é necessário verificar por um âmbito de Data & Risk e consultar com o provedor da ferramenta sobre soluções adicionais voltadas para a governança de dados.
Como a Digisystem pode ajudar a sua empresa?
Em parceria com a IBM, a Digisystem oferece a integração de sistemas com tecnologia de ponta para seus clientes. Tudo começa na compreensão das dores da empresa, passando pela elaboração da estrutura, implementação e desenvolvimento do produto, até a sustentação e suporte especializado. Clique aqui e saiba como a Digisystem pode ajudar a sua empresa a otimizar o seu negócio.