A transformação digital está cada vez mais evidente no mundo todo e, para acompanhar as inovações tecnológicas, é preciso investir na modernização de suas aplicações. Para se ter uma ideia, uma pesquisa da ServiceNow, em conjunto com a ThoughtLab, com mil executivos C-level de cinco setores em 13 países, apontou que 41% dos entrevistados acreditam que a modernização de suas plataformas de TI é o passo mais eficaz na construção de uma cultura de inovação dentro das companhias.
Neste contexto, a modernização de aplicações torna-se imprescindível, uma vez que envolve a atualização de software, hardware e infraestrutura, a fim de atender às demandas dos ambientes de negócio em constante mudança. Desta forma, a atualização dos sistemas legados pode otimizar a eficiência e a produtividade, além de permitir a implementação de novas tecnologias nas companhias.
Por que investir na modernização de aplicações?
Ao passo que a tecnologia avança, é imprescindível que as organizações evoluam tecnologicamente, modernizando seus sistemas e adquirindo novas soluções. Ao manter um sistema na empresa por um longo período, com um histórico muito grande dos clientes, o software continuará funcionando, porém, poderia contar com uma aplicação com mais recursos. Isto agilizaria os processos e melhoraria sua própria cadeia de uso. Além disso, sustentar e realizar manutenção de sistemas legados em ambientes tecnológicos atuais é um processo complicado e oneroso.
No mesmo sentido, ambientes tecnológicos antigos conflitam com novas tecnologias, dificultando a implementação ou vinculação de novos recursos e atualizações que são criadas ao longo do tempo com os sistemas utilizados. Desta forma, a modernização dos aplicativos possibilita maior aderência às atualizações do mercado, bem como garante a solução de outros prontos críticos que podem ser encontrados em uma operação, como, por exemplo, estar em compliance com fabricantes e licenciamentos, e quitar algum débito técnico.
Outros benefícios da modernização de aplicações
Ao modernizar suas aplicações, os processos ainda são simplificados e o tempo para a realização das operações é minimizado, aumentando a produtividade e otimizando as entregas. Como consequência, há uma melhoria na experiência do usuário, pois aplicações modernas são mais simples de utilizar, ágeis e capazes de se adaptar rapidamente às mudanças do mercado e às necessidades dos clientes, aumentando sua satisfação e fidelidade.
A segurança é outro ponto importante levado em consideração pelas organizações ao optarem pelo processo de modernização de aplicações, uma vez que sistemas legados e desatualizados tornam-se mais vulneráveis a ataques cibernéticos e podem criar gargalos que prejudicam a produtividade da empresa.
Com a modernização de sistemas legados, também é possível reduzir os custos operacionais e de manutenção, além de evitar despesas com licenças de software obsoletas e equipamentos desatualizados. A integração com outras tecnologias modernas e a otimização da escalabilidade são outros pontos positivos da modernização de aplicações e que permitem as empresas maior aproveitamento dos sistemas disponíveis e garantem alta flexibilidade às necessidades de mercado.
Como ocorre o processo de modernização de aplicações?
Atualmente, existem alguns tipos de abordagens para a realização do processo de modernização das aplicações nas organizações, tais como a reescrita, na qual o aplicativo ou sistema é reescrito do zero, utilizando novas tecnologias e metodologias para criar uma aplicação completamente nova, a qual pode oferecer melhor desempenho e escalabilidade.
Já a refatoração implica na modificação do código existente na aplicação, com o objetivo de melhorar a eficiência e a performance do sistema, envolvendo a reestruturação do código para melhorar a mantenabilidade e a escalabilidade do aplicativo.
Outro tipo de processo para a modernização de aplicações é a reutilização de componentes, ou seja, a criação de um novo aplicativo a partir de componentes existentes ao invés de criar um aplicativo do zero, podendo acelerar o processo de desenvolvimento e melhorar a eficiência do aplicativo.
No entanto, uma das abordagens mais utilizadas pelas empresas na atualidade é a re-hospedagem, em que ocorre a migração da aplicação para uma nova infraestrutura, como a nuvem, a fim de otimizar a escalabilidade e o desempenho do sistema. A nuvem permite que as empresas se adaptem às mudanças tecnológicas e às demandas do mercado de maneira mais rápida e eficiente, portanto, fornece a infraestrutura necessária para implementar soluções de modernização de aplicações, oferecendo serviços de computação, armazenamento e rede de maneira robusta e flexível.
Ao adotar uma estratégia de modernizar suas aplicações em cloud, as empresas encontram um ambiente mais moderno e gerenciado de forma eficiente. A nuvem ainda fornece acesso a ferramentas tecnológicas de ponta, como a Inteligência Artificial (IA), Machine Learning (ML) e análise de dados em tempo real que, integradas às aplicações modernizadas, tornam as companhias tecnologicamente mais competitivas.
Uma necessidade iminente
Levando em consideração a busca por novas tecnologias e abordagens para manter a eficiência operacional e acompanhar a inovação tecnológica, não há como negar que a modernização de sistemas e aplicações legadas é um processo em constante evolução nas empresas. E neste caminho, tecnologias como adoção de nuvem, automação, contêineres e microsserviços, integração de dados, inteligência artificial, aprendizado de máquina e tecnologias de código aberto, estão entre as principais tendências a serem utilizadas e implementadas pelas companhias.
Pensando nisso, a Digisystem conta com uma equipe de excelência preparada para atender a sua demanda de modernização de aplicações e tornar a sua companhia mais preparada em relação às necessidades do mercado atual.
Com a solução de Infraestrutura Híbrida, é possível modernizar as aplicações da sua organização em cloud, atualizar as tecnologias legadas, reformular arquiteturas e aprimorar funcionalidades.
Quer saber mais sobre como a Digisystem pode ser sua parceira nesta jornada de modernização de aplicações?
Clique aqui para conversar com um de nossos especialistas.
Aproveite também para ler um conteúdo completo sobre como o investimento em Infraestrutura Híbrida pode beneficiar a evolução digital de sua companhia!
Clique aqui e baixe o novo E-Book da Digisystem.