A Santa Casa de Misericórdia de Matão, hospital localizado na cidade de Matão, no interior do estado de São Paulo, acaba de finalizar a implementação de um novo sistema de apuração de custos em sua unidade, o Módulo de Custos do Philips Tasy. O projeto foi conduzido pela Digisystem, companhia brasileira fornecedora de soluções de negócios de tecnologias avançadas que ajudam as empresas a passarem pela jornada da transformação digital, que ficou responsável por facilitar todo o processo de apuração de procedimentos, bem como consolidar as informações de custos.
O Gerente de Controladoria da Santa Casa de Misericórdia de Matão, Diego Wagner Santos, explica que anteriormente à implementação da ferramenta, a controladoria do hospital era constantemente cobrada por apresentar estudos mais consistentes, especialmente de resultado por procedimentos. “Antes, utilizávamos um sistema de apuração de custos alternativo e planilhas de Excel, onde os custos eram apurados apenas sob demanda, exigindo um trabalho muito mais oneroso e desorganizado”, conta.
De acordo com Diego, a implementação do Módulo de Custos foi realizada em todas as unidades de negócios da instituição entre maio e agosto de 2021, e neste momento está em fase de ajustes de processos para adequar cada vez melhor a ferramenta. Além disso, todos os Gerentes e Coordenadores foram devidamente treinados para utilizarem a ferramenta de maneira a realizar um planejamento mais otimizado dos resultados em seus setores. “Por meio da tecnologia, podemos ter uma melhor visualização dos centros de custos e unidades de negócios, de modo a prospectar melhorias, para uso racional dos recursos financeiros em todos os setores do hospital”, destaca.
Assertividade e agilidade nos resultados
Com a implementação da ferramenta, segundo o executivo, foi possível visualizar de maneira mais clara os resultados de cada unidade de negócio, realizar a apuração dos resultados de cada procedimento, bem como os resultados por tomadores de serviços, especialmente as operadoras e o SUS – Sistema Único de Saúde. “O Módulo de Custos nos proporcionou maior facilidade de acompanhar os resultados por BU’s, Centros de Custos, Convênios e por procedimentos. Além disso, tivemos uma grande redução no uso de planilhas, mais tempo para as conferências e análises dos custos”, relata Diego Wagner Santos.
O executivo também garante que a ferramenta foi a escolha certa para otimizar o tempo e os processos demandados na instituição e, com a consultoria da Digisystem, a Santa Casa de Misericórdia de Matão tem tido muito mais agilidade e assertividade no gerenciamento de suas informações, custos e resultados, gerando um atendimento ainda mais eficiente aos pacientes. “Desde a implementação do projeto e da ferramenta, além da melhoria na qualidade das informações, estamos tendo grandes avanços em melhorias de processos, onde o impacto positivo não é apenas em informação de custos, mas em todos os setores da Instituição”, afirma.
Para Diego, por ser uma ferramenta nativa do sistema Tasy, a escolha do Módulo de Custos foi ainda mais vantajosa, pois todas as informações puderam ser consolidadas sem necessidade de integrações e inputs de dados. Para o futuro, a instituição já planeja outros projetos em conjunto com a Digisystem, a fim de consolidar e otimizar ainda mais sua tomada de decisão. “Nossa próxima meta é implementar o Módulo de Orçamento Contábil, que trará mais controle, maximizando as informações junto à Controladoria e, consequentemente, gerando um reflexo positivo no Módulo de Custos”, finaliza o executivo.
Sobre a Digisystem
Empresa 100% brasileira, com 31 anos de experiência e unidades de negócios focadas nas tecnologias mais avançadas, capaz de entender as necessidades dos clientes e propor soluções de negócios end-to-end desde a consultoria, planejamento, processos, implementação e sustentação, para ser o melhor parceiro na jornada da transformação digital. A companhia possui relação próxima e de confiança com os principais provedores/fabricantes de tecnologia, com parcerias estratégicas com IBM | UiPath | Philips | Microsoft | Oracle | ServiceNow. A Digisystem conta com mais de 1.400 profissionais atuando em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, Maranhão, Amazonas, Piauí, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Atende mais de 300 clientes dos segmentos de educação, governo, indústria, saúde, finanças, utilities e varejo.
Sobre a Santa Casa de Misericórdia de Matão
Fundado em 11 de maio de 1913 como Hospital de Caridade, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Matão, conhecida tradicionalmente como Hospital “Carlos Fernando Malzoni”, é uma instituição filantrópica de referência regional, que proporciona serviços nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social, focando as relações em atitudes éticas, humanizadas e responsáveis.