A estratégia omnichannel para minimizar a inadimplência da sua empresa

importância da estratégia omnichannel para minimizar a inadimplência da sua empresa

Se você faz parte de uma empresa digital, provavelmente já ouviu falar do conceito de multicanalidade. O termo, nada mais é do que uma estratégia que busca interligar diferentes canais de comunicação, estreitando a relação entre online e off-line para aprimorar a experiência do cliente. Mas, como uma estratégia omnichannel pode minimizar a inadimplência da sua empresa?

Apostar no omnichannel permite reduzir o esforço que seu cliente tem de enfrentar para saldar uma dívida, por exemplo. Tornar o processo fluido, entre os diferentes canais como e-mail, mobile e redes sociais, sem que o cliente repita novamente informações e aguarde a transferência para o departamento correto pode fazer diferença na hora de escolher entre quitar o débito ou desistir e ter a dívida vendida à uma empresa de recuperação de crédito.

Contudo, para que os resultados das estratégias omnichannel apareçam, não basta apenas aplicá-las. É preciso analisar todos os comportamentos dos clientes em cada canal de comunicação, já que os mesmos não interagem com sua marca da mesma forma e pelos mesmos canais. Saber qual o canal que o seu cliente está interagindo com a sua empresa (qual é o dispositivo, hora do dia, dia da semana e localização), faz toda a diferença na escolha da abordagem para entregar uma melhor experiência ao cliente. Mudar sua abordagem, ofertar de acordo com o canal ou momento, pode fazer a diferença entre fechar uma venda ou perdê-la.

Um exemplo clássico é quando o cliente que utiliza o seu canal de assistente virtual com o objetivo de quitar uma fatura, não consegue realizar o processo via dispositivo móvel. Este usuário pode desistir e em alguns instantes redirecionar o interesse para um produto de outra marca, que pode nem ser um concorrente direto, mas disputa o mesmo orçamento. Atualmente, o principal desafio para que soluções omnichannel sejam adotadas nas empresas está ligado à integração sistêmica e departamental para o compartilhamento dos dados, ao entendimento do ROI (Return on Investment) e do TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência), e no investimento para melhorar os processos e desburocratização.

Solução de negócio análise de crédito/parcelamento de dívidas

A transformação digital tornou-se uma das prioridades nos diversos setores da economia com o desafio do isolamento social. No entanto, desafios como cultura organizacional, investimentos, mudanças de processos e as preocupações com segurança acabam dificultando essa trajetória. Por isso a Digisystem, conta com uma solução que utiliza de ferramenta de integração de sistemas, inteligência de análise de dados e motor de regras. Esses softwares, no final, geram uma solução para, com mais agilidade e assertividade, poder administrar, avaliar e direcionar condições de pagamento e adimplência/inadimplência do cliente com base nas regras de negócio da empresa, dados históricos e probabilidades geradas e integração com demais sistemas da companhia.  A solução permite ainda que a avaliação do cliente final seja mais rápida, padronizada e assertiva para condições financeira, tanto de parcelamento de dívidas, como uma análise de crédito do cliente final.

Benefícios da solução para as empresas e clientes

Por conta do momento de pandemia que estamos vivendo, muitos setores do varejo e companhias de energia elétrica, já sinalizaram dificuldades para implementar soluções que reduzissem as perdas com inadimplência ou crédito ruim. Os benefícios da solução de negócio análise de crédito/parcelamento de dívidas incluem permitir que o seu cliente parcele suas dívidas/faturas de forma simples e rápida, reter sua base instalada de clientes em um momento de crise e ainda a possibiliade de recuperar dívidas com baixo custo operacional.

A atual situação socioeconômica, dependendo do segmento, o índice de atrasos e inadimplência, pode aumentar muito e as empresas precisam ter meios de atender estes clientes que querem renegociar sua dívida. Por isso, tecnologias como essas permitem às empresas darem conta desta nova demanda. Além dos benefícios para as empresas, a solução também é positiva para o consumidor final, já que permite rápido acesso e retomada ao crédito, e ainda agilidade e eficiência para o cliente que se dispõe a pagar.

Mas, como funciona o processo de implantação desta solução?

As empresas que desejarem implementar a solução precisam adquirir ou utilizar tecnologias que já possuam dentro de casa, são elas: Integração (APP Connect) Integration Bus, ODM (Operational Decision Manager) e Watson Studio. Além disso, a duração média de um projeto como este pode levar cerca de 6 meses para início das operações, mas em situações atuais, as empresas têm dado muita ênfase e atenção para operacionalizar iniciativas que tragam maior faturamento. 

Se sua empresa precisa tratar de cenários como negociações com cliente final, pagamentos pendentes, área de compras, fiscal, financeiro e contábil, avaliação de compra do consumidor final, áreas de varejo, financeiro, educação e industrial, avaliação de inadimplência e adimplência de stakeholders, muito provavelmente você pode ser um potencial usuário desta solução. Quer saber mais? Clique aqui e saiba como a Digisystem pode ser seu melhor parceiro na jornada da transformação digital.