A democratização da tecnologia RPA nas empresas

tecnologia RPA

A democratização da tecnologia RPA nas empresas

Para manterem-se competitivas, as empresas estão investindo em novas maneiras de agilizar seus processos sem alterar seus sistemas atuais. Por isso, ao invés de realizar melhorias com alto investimento em customizações, uma boa opção são as ferramentas que realizam o trabalho manual de forma rápida e com margem mínima de erros. Esse é o objetivo da tecnologia RPA (chamada Robotic Process Automation), mercado emergente que deve movimentar cerca de US$ 5 bilhões até 2024 em todo o mundo.

A robotização de processos promove a automação das atividades realizadas em qualquer software, reduzindo custos, aumentando a produtividade e liberando os profissionais de sua empresa, que executam atividades repetitivas, para atuarem em atividades de maior valor agregado para o negócio.

No entanto, antes de automatizar um processo, é necessário entender, conhecer e saber se eles estão desenhados em sua melhor lógica. O grande desafio das empresas é adequar os processos de maneira correta para que a automatização aconteça com mais assertividade.

Quebrando paradigmas por meio da tecnologia RPA

  Apesar das inúmeras vantagens da tecnologia RPA, ainda existe certo receio por parte dos colaboradores das empresas, que acreditam que a robotização pode “roubar” seus empregos. Porém, na realidade, a automatização realiza o trabalho não intelectual do colaborador, otimizando seu tempo para que tenha melhor performance em atividades mais relevantes.

É preciso democratizar o conceito desta tecnologia dentro das empresas. RPA não é um recurso que deve ser utilizado apenas pela área de TI, pois quem melhor conhece seus processos e suas atividades são os usuários de negócio e, a melhor maneira de ganhar escala e produtividade dentro da organização é dar acesso a estes usuários às tecnologias como RPA para que eles possam automatizar atividades e tarefas simples sem precisar onerar TI. Imagine o potencial do aumento de produtividade se cada usuário puder ter seu próprio assistente (robô) para melhorar sua produtividade conforme suas metas. A democratização do RPA está associada diretamente a alavancar a produtividade dos profissionais e, consequentemente, da empresa.  A Digisystem vem se destacando por oferecer uma solução de negócio end-to-end desenvolvida de acordo com a necessidade de cada organização. Com um mapeamento preciso do negócio de cada cliente, é possível desenvolver uma solução de negócio aderente, capaz de oferecer escalabilidade, e de integrar-se com outras soluções e outros produtos. Conheça nossa solução de negócio com tecnologia RPA em parceria com a UiPath: https://www.digisystem.com.br/automacao-de-processos-rpa/

Compartilhe esta publicação