A importância do investimento em serviços digitais no setor

tecnologia no setor público

Por Marcus Vale

As inovações tecnológicas estão impulsionando todas as esferas da economia do nosso país. O setor público, responsável pelo âmbito governamental, incluindo todas as instituições públicas e os três poderes de Estado (Executivo, Legislativo e Judiciário), tem investido em tecnologias e soluções digitais que permitem a otimização de seus processos. Mas qual é a importância do investimento em tecnologia no setor público?

As vantagens da tecnologia no setor público

De acordo com dados recentes do Gartner, em 2022, o aumento dos investimentos em tecnologias fará com que os governos gastem 64% de suas economias totais de TI com serviços e programas para melhorar a capacidade de resposta e a resiliência dos serviços públicos. Além disso, o estudo estima que os investimentos do governo em tecnologia devem crescer 6,5% ainda em 2022. O levantamento reflete o aumento do interesse por parte do setor em desembolsar capital para melhorias dos serviços oferecidos à sociedade.

Os serviços digitais oferecem múltiplos benefícios às instituições do setor público, tais como, redução de custo e mão de obra utilizada, aumento da capacidade de armazenamento das informações com maior segurança, agilidade nos processos e atendimentos, e aceleração na tramitação de documentos, além de permitir uma maior transparência na comunicação com a população, uma vez que, conectadas, as pessoas passam a ter acesso aberto às informações e ações realizadas pela gestão pública.

Quais serviços estão sendo aplicados?

A partir deste contexto, certas tecnologias estão ganhando destaque no ambiente governamental. A terceirização de serviços de TI, por exemplo, vem sendo fortemente adotada pelas empresas do setor público, visto que contribui para a experiência do cliente com atendimentos mais rápidos, flexíveis e personalizados. O Outsourcing de TI permite ainda a realização de processos mais padronizados e gera uma economia de até 40% nos gastos de uma organização, segundo estimativas.

Assim como em outras áreas, o cloud também já é uma realidade no setor público. Apesar de uma pesquisa realizada pela Secretaria de TI do Ministério do Planejamento indicar que a adoção de cloud computing no setor público ainda seja pequena, com uma adesão de apenas 11% dos órgãos federais, a nuvem vem se fortalecendo na esfera pública e proporcionando caminhos vantajosos às empresas e clientes. A utilização de serviços em nuvem garante flexibilidade, segurança e escalabilidade.

O atendimento ao cliente é um dos pilares mais críticos na esfera pública, portanto, o investimento em service desk vem se destacando cada vez mais como prioritário na agenda das empresas. Uma das maiores vantagens da implementação de tecnologias de service desk no setor público é a possibilidade dada aos gestores de terem uma visão ampla da gestão que precisa ser feita, sendo possível visualizar quem são os ofensores dentro da operação e, consequentemente, descobrir como melhorar os processos de sistemas e infraestrutura.

Colocando a tecnologia em prática

Para aplicar tais serviços digitais, é imprescindível que o setor público conte com um parceiro confiável e que possua um amplo portfólio de soluções. A Digisystem desenvolveu uma área exclusiva para atender as demandas governamentais, por meio de uma equipe altamente qualificada e eficiente, alinhada às tendências mais inovadoras do mercado. Além dos serviços citados anteriormente, a companhia fornece soluções relacionadas à Field Service, Infraestrutura, NOC, Atendimento Especializado e Desenvolvimento de Software nas mais diversas tecnologias e melhores práticas de mercado. Com esta diversidade de ofertas e profissionais com grande expertise é possível realizar a implementação de múltiplas tecnologias no setor público de maneira segura e prática.

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