5 benefícios do atendimento humanizado para o mercado privado

5 benefícios do atendimento humanizado para o mercado privado

A era da transformação digital trouxe inovações que impactam diretamente a área de atendimento. Com clientes cada vez mais exigentes, com novas expectativas e posicionamentos, a excelência na prestação de serviço tornou-se um dos maiores diferenciais competitivos das empresas. Por isso, o atendimento humanizado, que entende e prioriza a necessidade de cada usuário, pode ser a chave para garantir que um negócio prospere.

O recente estudo sobre tendências da experiência do cliente em 2020, realizado com mais de 45 mil empresas em todo o mundo, revelou que 50% dos clientes podem migrar para um concorrente após uma única experiência negativa, e 80% deixam a marca após várias experiências ruins. A pesquisa aponta ainda que o serviço é o principal fator de lealdade do cliente, seguido apenas pelo preço.

Atendimento humanizado na era digital

A oferta de um atendimento eficiente, que garanta a continuidade dos negócios e fidelização dos clientes ainda é um gargalo enfrentado por muitas empresas. As novas tecnologias podem gerar ganhos importantes por meio da otimização de processos e recursos, além de um serviço mais rápido e eficaz para o cliente. Conheça cinco benefícios do atendimento humanizado para garantir a satisfação dos clientes:

1. Experiência do usuário (UX): Assegurar que os clientes sejam ouvidos e recebam um serviço de valor é essencial para o sucesso dos negócios. A prioridade agora é entender a real necessidade de cada cliente para assim prover um serviço mais humano, personalizado e único. Aprimorar a experiência do usuário está diretamente ligada à fidelização e lealdade do cliente, além de contribuir para a boa reputação da empresa.

2. Atendimento eficiente: Uma experiência positiva para o cliente pode começar quando surge um problema, dependendo da forma e do tempo em que a situação for resolvida. O mesmo vale para as experiências ruins. Um atendimento efetivo é aquele que descobre as maneiras pelas quais o cliente poderia aliviar sua dor antes mesmo de resolver o problema. Apoiar-se na tecnologia para antever possíveis situações negativas pode ser a chave para humanizar a relação com o cliente e garantir a sua satisfação.

3. Atendimento customizado: Cada interação com o usuário é uma oportunidade de conhecer melhor seu comportamento e preferências. Por isso, utilizar esses dados pode ser um grande diferencial competitivo. Se os clientes desejam rapidez e personalização, as empresas precisam prover um atendimento customizado, fazendo com que cada um deles seja atendido de acordo com sua real necessidade. O objetivo principal deve ser uma experiência otimizada e diferenciada.

4. Performance do negócio: Entender o comportamento do usuário não só possibilita uma melhor experiência como agiliza a execução de tarefas e o aproveitamento de dados de relatórios de maneira muito mais objetiva e organizada. O uso de informações de valor aumenta o conhecimento que empresa possui sobre o seu cliente, permitindo um atendimento mais focado em suas necessidades. Isso significa reduzir custos com ações desnecessárias, maior produtividade e performance para o negócio.

5. Canais omnichannel: O cliente só estará de fato satisfeito se receber um atendimento efetivo, ou seja, com resoluções rápidas e transparentes. Investir em uma comunicação omnichannel, na qual o usuário escolhe o canal de interação de sua preferência, faz com que se ele se sinta mais informado e fortalecido, e o processo torna-se mais fácil e ágil.

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