Com as constantes mudanças no mundo dos negócios e a crescente competitividade é imprescindível que as empresas estejam preparadas para resolver as principais questões relacionadas a área de TI. Este contexto requer alta qualidade na entrega de serviços contemplando toda a organização e a garantia da satisfação dos usuários. Para isto, existe hoje uma tecnologia denominada ITSM, que proporciona o gerenciamento desta área estratégica para a melhoria da eficiência no ciclo de vida dos serviços e, como consequência, a sustentação dos negócios. Mas, o que é ITSM e quais são os seus reais benefícios para as empresas?
ITSM é a sigla de Information Technology Service Management, em outras palavras, é o gerenciamento de serviços de tecnologia da informação. O conceito consiste em unir ferramentas, processos, software e hardware para o gerenciamento de todo ciclo de vida dos serviços de TI. Isto é de extrema importância, pois é por meio dele que é possível identificar melhorias no processo, visualizar gaps, resolver problemas para aprimorar os serviços de TI e a percepção de quem consome estes serviços.
Os benefícios de implantar uma iniciativa de ITSM são muitos e refletem tanto no cliente, como no usuário e gestor. Os principais são:
- Melhor visualização e mapeamento em pontos de melhoria no processo de serviços de TI
- Aumento da satisfação do usuário, cliente e/ou gestor
- Redução dos custos de TI com a otimização de processos
- Melhor transparência de TI para outras áreas de negócio com relação a entrega de serviços de TI
Além disso, nos últimos anos, o Brasil figurou entre os 10 países com mais investimentos tecnológicos no mundo. Mas, não basta investir na criação e evolução de tecnologia sem criar uma estrutura de gerenciamento que acompanhe essa evolução. Desta forma, a aplicação do conceito de ITSM pode promover um grande impacto positivo na competitividade das empresas, já que por conta da evolução tecnológica, dificilmente veremos algum tipo de negócio que não dependa de Tecnologia da Informação ou que não a utilize para alavancar seus negócios, ser mais competitivo no mercado ou prover uma experiência diferenciada aos seus clientes.
Um fator muito importante nos dias atuais são os custos com TI, que se não forem acompanhados, podem impactar diretamente na lucratividade e na saúde financeira das organizações. O conceito ITSM promove a redução desses custos pois, com maior acompanhamento e gerenciamento do ciclo de vida dos serviços de TI, permite visualizar pontos de melhoria e obter mais assertividade com o consumo, promovendo assim o corte de gastos nas empresas.
A PLATAFORMA 5.0 da Digisystem inclui o conceito ITSM para acompanhar todo ciclo de vida dos serviços de TI, prover pontos de melhoria e experiência customizada ao usuário. A oferta da Digisystem propõe inovação ao basear-se no conceito que coloca o ser humano no centro de toda transformação digital.